sexta-feira, 10 de junho de 2011

Da paixão aos negócios: o futebol brasileiro muito além dos torcedores

Anderson Santos


Objetivo:
A proposta é tentar explicar através de um curta-metragem como a paixão de muitas pessoas ao redor do Globo, que já fora “Cuju” na China nos séculos antes de Cristo, transformou-se numa importante mercadoria para a Indústria Cultural. Resgataremos, em específico, a negociação dos direitos de transmissão do futebol brasileiro como clímax da transformação desse bem cultural num produto econômico, em que o torcedor-consumidor fica submetido às decisões do maior meio de comunicação do país, a Rede Globo.

Conceito:
O inspirador deste curta, além de se tratar do tema de pesquisa do pesquisador, foi o método de denunciar a situação de Ilha das Flores, demonstrado pelo diretor gaúcho Jorge Furtado num curta de mesmo nome, lançado em 1989. Nele, Furtado consegue trazer à realidade mais próxima das pessoas o problema da fome no país, a partir de uma sequência de relações entre personagens, como dona de casa, agricultor, fazendeiro, porcos até chegar às pessoas que
vivem em Ilha das Flores. A nossa pretensão era estabelecer uma narração e sequência de imagens naquele mesmo esquema, só que explicando/denunciando a transformação do bem cultural futebol em bem econômico e o que isso prejudica o torcedor, o que é encaminhado pela narração do texto em meio à transição das imagens.

Custos:
Não houve custos. Para a produção e edição do material foi utilizado um notebook de 4GB que já pertencia ao autor, fotos tiradas do banco de dados do mesmo e da internet. Para o acesso à internet, foi utilizada a rede
wireless da UNISINOS-RS.

Processo:
Assistimos mais duas vezes ao vídeo-documentário “Ilha das Flores”, onde surgiu a idéia de realizar o audiovisual com o tema do futebol e na perspectiva trabalhada no nosso vídeo. Criou-se um roteiro a partir das informações que tínhamos sobre os três fatos principais em questão: futebol e televisão, Rede Globo de Televisão e a disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014. Optou-se por buscar imagens que cobrissem o roteiro e trabalhar primeiro nelas, através do programa de edição gratuito PiTiVi, que vem incluso no Linux. A gravação do off que narra o vídeo foi realizada num dos estúdios de rádio da UNISINOS*, integrando-o ao vídeo posteriormente. Para distribuição, optou-se pelo sítio de compartilhamento de vídeos Youtube, assim como o blog da disciplina (http://epappg.blogspot.com).

Produção, pesquisa e edição: Anderson Santos.

*Gravação do áudio realizada num dos estúdios de rádio da Unisinos (bloco 3 C, 4º andar), sob supervisão do jornalista Cláudio Cunha Santos.

Nenhum comentário: