terça-feira, 26 de outubro de 2010

SER INTERATIVO

Vídeo realizado para a Disciplina Regulação, políticas públicas e direito à comunicação pela aluna Ana Maria Rosa.



OBJETIVOS DA REALIZAÇÃO:

Em momentos de análise de conceitos como "interatividade", diversos são os valores aceitos para definição. Tanto valores midiáticos como valores sociais acabam por sobrepor questões que poderiam auxiliar no desenvolvimento humano, por exemplo.

Entender que o que torna algo interativo independe do valor comercial imposto a esse objeto/ser faz parte do processo de desconstrução dessa cadeia estabelecida. Cada objeto/ser deve ser compreendido em sua essência, em sua relação com nossos próprios valores, de forma que possamos encontrar o conceito de "interativo"dentro da nossa realidade única.

Através da utilização de personagens que são próprios de uma existência convencional moderna, objeto/jogo, objeto/animal, obejto/humano, buscou-se representar como as relações de consumo e interação entre esses elementos nos propaga o conceito de "interatividade" a partir da simples relação entre os seres.

Pode-se questionar que a natureza é interativa - os seres que habitam a Terra interagem entre si desde o princípio dos tempos. Os animais, os humanos.

Por outro lado, o que de fato é criado pelo homem e tem o potencial interativo comparável ao que nos permitiu a evolução? O que provoca o homem a tal ponto que nos proporciona aprendizado?

É difícil conceber essa idéia nos videogames, na minha opinião pessoal. Mesmo que os jogos atuais sejam extremamente mais apelativos do que o jogo apresentado no vídeo, Alex Kid, da década de 80, não há como pensar em evolução humana a partir da tecnologia.

O que faz a humanidade caminhar ainda é a interação, essa vinda da natureza - entre homens, com os animais. Sentimentos como amor e esperança se realizam nessas relações - e é aí que está a essência do interativo.

PÚBLICO

Estudiosos de Comunicação Social interessados no conceito de interatividade

QUANTIFICAÇÕES DE CUSTOS

Não houve custo.
Para filmagem foi utilizada uma câmera Nikon D500, que realiza vídeos com qualidade HD.
Aúdio coletado diretamente na câmera.
Edição em Adobe Premiere Pro CS3.
Os ambientes são parte da residência da autora.
Os personagens - Alex Kid, gato Juni e Márcio Figueira - são parte da família.


ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DE METAS

Trabalhar em vídeo com idéias conceituais exige uma técnica que a autora ainda não desenvolveu satisfatoriamente. A necessidade de criação de planos secundários, complementares aos principais; o uso de uma montagem mais dinâmica; entre outros pontos.
Acredito que a realização tenha sido desenvolvida de forma a cumprir com seu objetivo, embora com o devido conhecimento sobre a realização audiovisual e, talvez, utilizando-se de opiniões diversas sobre a produção, a autora pudesse ter expresso seu ponto de vista de forma mais contundente.


Nenhum comentário: