Rangel Redaelli
Video-documentário sobre a criação da campanha publicitária Casquinha
Dentro da proposta da disciplina, de produzir um audiovisual que utilize um padrão tecno-estético alternativo, foi desenvolvido um video-documentário que apresenta um caso prático de criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária de baixo orçamento baseada em um padrão tecno-estético alternativo. O video de 14 minutos traz as peças audiovisuais realizadas para a campanha de Natal da loja HIP em 2008, loja esta que é cliente da agência Infoco Propaganda de Caxias do sul e atua no segmento de vestuário jovem e peças de skate.
O video foi todo captado com uma câmera fotográfica digital Sony de 7 megapixels e cartão de memória de 4 gigabytes, gerando imagens de video com resolução de 640x480 pixels no formato 4:3 e arquivos formato .mov (windows media player). A principal locação de captação foi a própria agência de propaganda, com uma entrevista captada na loja do cliente. As demais imagens vieram do arquivo da própria campanha de dezembro de 2008. Os entrevistados foram os profissionais da agência e os proprietários da loja. O download foi feito em um PC, onde os videos sofreram um primeiro corte e foram convertidos para o formato Quick Time (ideal para Macintosh) no software Movavi, comprado por internet em outubro de 2008 por US$ 49,00. A edição foi feito em um computador Macintosh iMac com processador Dual Core, uma ferramenta para a criação gráfica nas agências de propaganda. O equipamento custa aproximadamente R$ 5.000,00 e já veio com o software iMovie, oferecido com parte do pacote MAC OS, sistema operacional deste tipo de computadores. O software é muito simples de operar, permitindo que usuários com um mínimo de experiência possam produzir pequenos videos amadores. A partir deste projeto do iMovie foi gerado um arquivo de 300 Mb para reprodução, sendo gravado em mídia DVD (que reproduz em qualquer aparelho de dvd) e também feito upload no youtube para posterior publicação no blog da disciplina.
O roteiro, captação, direção e edição foram feitos pelo próprio autor do video entre os dias 5 e 7 de junho de 2009. Não houve nenhum investimento extra além das horas disponibilizadas e os recursos que a agência de propaganda possui. Foram utilizadas aproximadamente 8 horas de trabalho na agência, o que representa um custo interno de aproximadamente R$ 500,00.
O resultado foi uma peça interessante, com aspecto de making-of e, apesar do improviso, dá a idéia do trabalho envolvido e da campanha veiculada, esta gerando ótimos resultados para o cliente e para a agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário